A LATAM Airlines Brasil, anteriormente TAM Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, atualmente considerada a maior empresa do segmento do Brasil. Membro da aliança aérea Oneworld, faz parte da LATAM Airlines Group, uma holding chileno-brasileiro com atuação também na Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Desde o dia 5 de maio de 2016 a companhia adotou a marca LATAM Airlines como última fase da fusão da TAM com a chilena LAN.
Em 2010 foi anunciado pelos dirigentes da TAM e da LAN uma fusão entre as duas empresas, criando-se uma holding denominada LATAM Airlines Group. A fusão era vista como a possibilidade de um maior desenvolvimento das economias de escala entre ambas as empresas e que beneficiaria seus clientes com o aumento das opções de voos e destinos disponíveis. A associação entre LAN e TAM resultaria no transporte de 60,3 milhões de passageiros por ano para 150 destinos, com uma receita de 13,5 bilhões de dólares e numa frota de 310 aeronaves.
Em 6 de agosto de 2015, o grupo LATAM anunciou, que as companhias LAN e TAM passariam a ter uma marca única a partir de 2016. O nome escolhido foi o próprio nome do grupo, que além de unir os nomes de LAN e TAM é uma referência a "Latin American" (América Latina). Em 5 de maio de 2016, LAN e TAM, deixam de existir para dar lugar a LATAM Airlines, realizando seus primeiros voos comerciais.
A frota da LATAM Airlines Brasil é composta por 166 aeronaves da Airbus e Boeing, das quais os modelos Airbus A319, Airbus A320, Airbus A321 usados nas rotas domésticas e o Boeing 767, Boeing 777 e o novíssimo Airbus A350 nas rotas internacionais. A companhia também tem pedidos da nova família Airbus A320neo, que inclui Airbus A320neo e o A321neo.
Quer conhercer mais? Acesse o site clicando aqui!